CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Desenvolvimento 29/10/2018 GABINETE DO PREFEITO PREFEITO VISITA O PROJETO VENTOS QUE TRANSFORMAM, NO ASSENTAMENTO VALPARAÍSO Na manhã da última quinta-feira (25/10) o Prefeito de Tianguá, Dr. Jaydson Aguiar, visitou a escola Família Agrícola de Ensino Fundamental Antônia Suzete de Olivindo da Silva, no Assentamento Valparaíso, onde a empresa Echoenergia em parceria com o Instituto Brasil Solidário (IBS) com o apoio da Prefeitura de Tianguá desenvolvem o projeto Ventos que Transformam.

A Echoenergia é a empresa responsável pela gerência do Complexo Eólico instalado em Tianguá e é a idealizadora do projeto. Através dele são desenvolvidas várias ações nas áreas da educação e da economia solidária, notabilizando-se como uma ideia que tem resultado no fortalecimento dos potenciais característicos da comunidade do Assentamento Valparaíso, situado a 05 quilômetros do Complexo Eólico.

Na ocasião, o Prefeito e sua comitiva foram recebidos pelo Presidente do IBS, Luís Salvatore, e pela diretora da escola, professora Marizete da Silva. O Chefe do Poder Executivo Municipal visitou as obras da construção de uma biblioteca mobiliada, novas salas de aula e parquinhos para os alunos e reiterou o apoio irrestrito ao projeto. A professora Marizete explicou que várias atividades estão sendo desenvolvidas para contribuir na qualidade do ensino público através da realização de seminários e oficinas que estimulam a leitura de forma lúdica e transmitem práticas ecológicas eficientes na proteção ambiental.

"É um momento ímpar onde novamente trazemos para perto a gestão pública do município de Tianguá com o compromisso em toda a extensão na execução desse projeto que envolve não só o Valparaíso mas todo o município.” - disse Luís Salvatore, Presidente do IBS, que acrescentou: “Esse compromisso é fundamental quando falamos de boas práticas em políticas públicas, uma vez que o projeto leva ao Valparaíso e outras que compõem a área de impacto direto benefícios que podem ser copiados, melhorados e assim servir de inspiração para boas práticas em educação ambiental, além de influenciar nas áreas de várias secretarias como saúde, esporte e outras de interesse estratégico da gestão.”.

As escolas da comunidade desenvolvem também um calendário de formações com atividades em educação ambiental, incentivo à leitura, oficinas de teatro e todo o apoio de materiais e estrutura para o implemento pedagógico nas aulas.

Na oportunidade, o prefeito de Tianguá assinou a renovação do termo de parceria.

A Echoenergia mantém um site na internet onde é possível acompanhar mais detalhes acerca do projeto. Acesse: www.echoenergia.com.br/nossos-ativos/complexo-eolico-tiangua/

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tianguá/CE
(88) 3671-2888
#Desenvolvimento 19/10/2018 GABINETE DO PREFEITO TIANGUÁ SEDIA REUNIÃO TÉCNICA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE COLETAS SELETIVAS MÚLTIPLAS NOS MUNICÍPIOS DA SERRA DA IBIAPABA Na manhã de ontem (18/10) aconteceu no auditório do Centro de Educação Básica (CEB) Prefeito João Nunes de Menezes (antigo Ginásio Municipal), em Tianguá/CE, a 1ª Reunião Técnica Regional do Projeto de Implementação de Coletas Seletivas Múltiplas de Resíduos Sólidos na Serra da Ibiapaba. A ação é uma iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA). Representantes de 06 municípios marcaram presença, a saber: Tianguá, Croatá, Ibiapina, São Benedito, Viçosa do Ceará e Ubajara.

O município anfitrião, através do Chefe de Gabinete do Prefeito, Olavo Bilac, fez a abertura do evento saudando com boas vindas aos demais municípios. "O Ceará está começando este projeto aqui na nossa região e eu acredito que cada município vai se engajar porque é o futuro." - disse Bilac.
Através do projeto o Governo do Estado está buscando auxiliar os municípios na coleta e destino do lixo, problemas que são difíceis para os municípios resolverem sozinhos. "A gente pretende fomentar realmente a implantação desse modelo voltado para a questão do trabalho de coleta seletiva. (...) O Governo do Estado durante o período de 05 anos vai estar repassando recursos através do ICMS Ecológico e através do Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente para os municípios que aderirem e cumprirem outros requisitos." - explicou Luana Carla, Técnica da SEMA.
O projeto tem como objetivo ajudar os municípios a definirem suas soluções para manejar os resíduos com coletas seletivas, indo além da separação de lixo e embalagem. Teia Magalhães, técnica da empresa I&T Gestão de Resíduos, que foi contratada para o desenvolvimento e execução do projeto, explicou que o objetivo da nova etapa do projeto é trabalhar com 103 municípios organizados em 11 regiões do Estado. Segundo ela, este projeto dá seguimento ao projeto realizado pela SEMA em 2017, que realizou a elaboração de Planos Regionalizados de Coleta Seletiva em três Bacias Hidrográficas e comtemplou 81 municípios situados em 10 regiões do Ceará.
O Governo defende a criação de um Consórcio Público Intermunicipal na Serra da Ibiapaba que seria uma solução de modo colegiado; um novo arranjo institucional para as gestões municipais serranas, como instrumentos de planejamento regional para a solução de problemas comuns. O Consórcio Público Intermunicipal criaria um aterro sanitário e desenvolveria ume série de atividades relacionadas a gestão do lixo. Desse modo, o órgão seria uma alternativa sustentável e economicamente viável para a destinação do lixo.
O plano de trabalho seguirá com outras reuniões técnicas, além de visitas às cidades para a realização de estudos nos próximos dias.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tianguá/CE
(88) 3671-2888
#Desenvolvimento 21/09/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MORADORES DA PINDOGUABA RECEBEM AMBULÂNCIA E REABERTURA DOS CORREIOS; FESTCULT REÚNE ARTISTAS LOCAIS Na noite do dia 21 de setembro a Prefeitura de Tianguá fez a entrega de uma ambulância aos moradores do Distrito da Pindoguaba e realizou a reabertura da Unidade dos Correios Comunitário da localidade. Essas ações do Poder Público Municipal têm seguido um cronograma, já havendo sido levado os referidos benefícios aos distritos da Tabainha, Arapá, Bela Vista e Itaguaruna.

O Prefeito de Tianguá, Dr. Jaydson Aguiar, marcou presença no momento da entrega que aconteceu na Praça do Distrito. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Cultura realizou o FESTCULT, evento itinerante que consiste em reunir artistas da região para se apresentarem com dança, música e arte. Na oportunidade, a Prefeitura de Tianguá também reinaugurou a Agência dos Correios Comunitário, garantindo a inclusão postal da população.

A apresentação da Orquestra Filarmônica Juvenil Dr. Edivaldo Coelho Moita foi um dos pontos altos da noite. Sob a regência do maestro Ângelo Portela Moita, os jovens músicos empolgaram os moradores com um repertório diversificado.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tianguá
(88) 3671-2888
#Desenvolvimento 18/09/2018 GABINETE DO PREFEITO TIANGUÁ RECEBE AMPLIAÇÃO DO NOVO SISTEMA DE ABASTECIMENTO INTEGRADO DA IBIAPABA A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE), em parceria com a Secretaria das Cidades (SCidades), entregou, nesta terça-feira (18), a ampliação do ramal norte do sistema adutor integrado da Serra da Ibiapaba. O novo equipamento traz incremento imediato de 20% na oferta de água disponível para os locais atendidos pelo sistema. A entrega aconteceu na Praça Monsenhor Tibúrcio Gonçalves de Paula, conhecida por Praça dos Eucaliptos, e contou com a presença do anfitrião e Prefeito de Tianguá, Dr. Jaydson Aguiar; de Secretários Municipais; do Secretário das Cidades, Paulo Henrique Lustosa; do Presidente da CAGECE, Neuri Freitas, e do Diretor de Engenharia da Companhia, José Carlos Asfor.

O Secretário das Cidades, Paulo Henrique Lustosa, agradeceu a parceria da Prefeitura de Tianguá, cumprimentando o Prefeito Dr. Jaydson Aguiar. Lustosa disse que veio "colocar não só a Secretaria das Cidades mas todo o Governo do Estado à disposição da administração municipal e especialmente à disposição do povo de Tianguá.".

O sistema atende aproximadamente 240 mil habitantes. Para executá-la, foram investidos cerca de R$ 46 milhões, com recursos da própria CAGECE e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Com a ampliação do ramal norte, o sistema integrado da Ibiapaba, além de atender as cidades de Tianguá e Viçosa do Ceará e os distritos Pindoguaba e Quatiguaba, também passa a abastecer a localidade de Lambedouro.

A obra consistiu na implantação de adutora de água bruta e de água tratada, construção de três reservatórios apoiados, com capacidades de 2.500 m³, 1.000 m³ e 300 m³, e um reservatório elevado de 150 m³, além de melhorias operacionais no sistema.

De acordo com Marcelo Mendes, gerente de obras da Cagece no interior, a infraestrutura implantada é de suma importância para o crescimento da região, pois possui capacidade de duplicar a vazão praticada pelo sistema de origem.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tianguá, com informações da CAGECE
(88) 3671-2888
#Desenvolvimento 16/08/2018 GABINETE DO PREFEITO ARAPÁ RECEBE AMBULÂNCIA E AÇÕES INTERSETORIAIS DA PREFEITURA DE TIANGUÁ Em clima de festa o Distrito do Arapá recebeu várias ações intersetoriais da Prefeitura de Tianguá. O Distrito tem festejado a padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e, na última quinta-feira (15/08), a Prefeitura levou à comunidade uma série de ações envolvendo as Secretarias Municipais de Saúde, do Trabalho e Assistência Social, da Cultura, dentre outras. Na ocasião, foi entregue a localidade uma ambulância, que ficará disponível para quaisquer urgências que surgirem.

"A volta da ambulância do Distrito do Arapá era uma das principais reivindicações dos moradores." - explica Olavo Bilac, Chefe de Gabinete do Prefeito, que representou o Chefe do Poder Executivo Municipal durante a entrega do veículo. A ambulância recebeu melhorias mecânicas, foi revisada por técnicos especializados e toda a documentação foi atualizada, isto é, todas as questões burocráticas relacionadas ao pagamento de tributos foram solucionadas e o veículo está pronto para atender a comunidade com conforto e, sobretudo, segurança.

Durante a ação os profissionais da saúde prestaram orientações sobre higiene bucal, fizeram a aplicação de flúor e medição de pressão. Outras orientações médicas, além de cortes de cabelo também foram serviços prestados pelo poder público municipal. Além disso, o projeto FESTCULT, da Secretaria Municipal da Cultura, agitou a noite dos moradores com arte, música e dança. A ideia busca a valorização dos artistas da terra e construir uma cidade culturalmente diversa através de incentivos às diversas manifestações culturais existentes no município.

Sobre as várias ações do Governo Municipal no Distrito, a moradora Maria Rosa disse: "Estamos agradecidos porque sentimos a Prefeitura mais perto de nós, trazendo política pública para o Arapá.".

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tianguá
(88) 3671-2888
#Desenvolvimento 03/07/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS EM BUSCA DE MAIS INVESTIMENTO PARA TIANGUÁ O Prefeito Jaydson Aguiar se reuniu na manhã desta terça-feira (03) em Brasília.
www.tiangua.ce.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 10:40:55