CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Agricultura 24/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Prefeitura iniciou a campanha da Febre Aftosa em várias localidades do município.

No dia 22 de maio, a Prefeitura de Tianguá, por meio da Secretaria de Agricultura, juntamente com a ADAGRI e EMATERCE, iniciou a campanha da Febre Aftosa em várias localidades do município.

Tianguá é a única cidade da Serra da Ibiapaba que fornece a vacina e a vacinação aos criadores.

Informamos aos pecuaristas que ainda não vacinaram seu rebanho que devem procurar a Secretaria de Agricultura até o dia 31 de maio para vacinação e até dia 15 de junho para declaração junto a ADAGRI.

\#PrefeituradeTianguá #VacinaçãoContraFebreAftosa #Agricultura

#Agricultura 20/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Curso de Produção de Mudas Viveiristas

A Prefeitura de Tianguá, por meio da Secretaria de Agricultura, convida os agricultores do município para participarem do curso de Produção de Mudas Viveiristas.

O curso acontecerá de 23 a 26 de maio, no Auditório da Prefeitura, com o instrutor João Victor, do SENAR.

Venha participar e não perca essa oportunidade de mais qualificação e aprendizado.

#PrefeituradeTianguá #Curso #Agricultura

#Agricultura 18/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Mais alimentação para as famílias tianguaenses!

Mais alimentação para as famílias tianguaenses!

A Prefeitura de Tianguá, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, está distribuindo semanalmente cerca de 1.164

litros de leite no município.

A ação faz parte do Programa Alimenta Brasil, com o objetivo de garantir a segurança alimentar e nutricional para a população que se encontra em situação de vulnerabilidade social.

É a prefeitura levando mais qualidade de vida e dignidade para a população.

#PrefeituradeTianguá #ProgramaAlimentaBrasil #DistribuiçãodeLeite

#Agricultura 23/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Programa Garantia Safra 2022/2023

A Prefeitura de Tianguá, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, comunica aos agricultores que os boletos referentes ao Programa Garantia Safra 2022/2023 já estão disponíveis para pagamento.

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Tianguá (STTR) irá fazer a entrega dos boletos nas respectivas comunidades rurais de Tianguá. Caso o agricultor ou agricultora não seja encontrado para o devido recebimento, o mesmo poderá se dirigir ao próprio Sindicato, Ematerce ou a Secretaria de Agricultura do Município, para recebimento do boleto. Lembramos que o prazo final para pagamento é até o dia 09 de fevereiro de 2023.

O Garantia-Safra (GS) é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), e em Tianguá ao todo são mais de 1000 agricultores inscritos no programa para a safra de 2022/2023, este tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares dos Municípios sistematicamente sujeitos a perda severa de safra por razão do fenômeno da estiagem ou excesso hídrico.

É a Prefeitura trabalhando para fortalecer a nossa agricultura.

Prefeitura de Tianguá. Capital da Serra da Ibiapaba.

#PrefeituradeTianguá #ProgramaGarantiaSafra #Agricultura

#Agricultura 06/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Tianguá na luta contra a Febre Aftosa!

A Prefeitura de Tianguá, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, está realizando a distribuição de vacinas contra a Aftosa, Raiva dos herbívoros e contra as Clostridioses aos produtores com cadastro regular no órgão de defesa sanitária estadual - ADAGRI. Procure a Secretaria para garantir a sua.

A vacinação acontecerá até o dia 10 de dezembro.

Não deixe de vacinar seu rebanho.

#PrefeituradeTianguá #FebreAftosa

#Agricultura 23/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Programa Hora de Plantar (semente) já se encontram disponíveis para pagamento.

A Prefeitura de Tianguá, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, informa que os boletos do Programa Hora de Plantar (semente) já se encontram disponíveis para pagamento.

Para realizar o pagamento, compareça na EMATERCE e retire o seu boleto.

O Hora de Plantar é uma importante iniciativa social e econômica voltada ao fomento à produção de qualidade do produtor rural cearense.

#PrefeituradeTianguá #CapitaldaSerradaIbiapaba #HoradePlantar #Agricultura

#Agricultura 08/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Atenção, agricultores de Tianguá!

A Prefeitura de Tianguá, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, está disponibilizando um engenheiro agrônomo para atender as demandas dos agricultores locais, com o objetivo de auxiliar, organizar a produção de forma técnica, melhorando o plantio, combate de pragas, colheita, armazenamento e comercialização de produtos.

Se você é agricultor, procure a Secretaria de Agricultura para ter atendimento com nosso engenheiro ou solicite através do nosso WhatsApp: (88) 9.9311-9828.

#PrefeituradeTianguá #CapitaldaSerradaIbiapaba

#Agricultura 05/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL "Saúde do Homem e da Mulher do Campo"

A Prefeitura de Tianguá, em parceria com o SENAR, irá promover o Programa "Saúde do Homem e da Mulher do Campo".

Serão realizadas coletas de exames papanicolau, consultas com médicos urologistas e generalistas, coleta do PSA, atenção à saúde bucal, atividades de saúde e bem-estar, como: cortes de cabelo e cuidado com as unhas, além de atividades voltadas para os filhos dos beneficiários.

A ação acontecerá no dia 10 de novembro, das 8h às 12h, na UBS Dionilia Maria de Sampaio e no CEI Luiza Souza do Nascimento, distrito de Arapá.

É a Prefeitura de Tianguá sempre priorizando a saúde da nossa gente!

#PrefeituradeTianguá

#CapitaldaSerradaIbiapaba

#VivaSaúde #Campo #Agricultura

#Agricultura 05/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Programa de Assistência Técnica e Gerencial - AteG

A Prefeitura de Tianguá, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com o SENAR, através do seu Programa de Assistência Técnica e Gerencial - AteG, está ampliando e implantando o atendimento para um grupo de 30 produtores em todo o município de Tianguá.

O grupo será formado por 30 produtores rurais da cadeia produtiva da Fruticultura, que durante o período de 02 (dois) anos receberão assistência técnica por especialista da área.

O programa visa apoiar a organização das cadeias agropecuárias no aumento da eficiência produtiva das propriedades e ampliação dos canais de comercialização dos produtos, constituindo um processo educativo de caráter continuado que visa atender aos produtores rurais por meio de uma metodologia fundamentada em ações de diagnóstico, planejamento, adequação tecnológica, formação profissional do produtor e analise de resultados.

É a Prefeitura de Tianguá trabalhando para fortalecer a fruticultura em nosso município.

#PrefeituradeTianguá #CapitaldaSerradaIbiapaba

#Agricultura 04/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PREFEITURA DE TIANGUÁ INFORMA!

A Prefeitura de Tianguá, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, realizou o processo de peixamento nas localidades de Carnaubinha, Santo Izídio e Tabainha.

As localidades foram beneficiadas com 40 milheiros de alevinos, no entanto, é necessário que durante o período de 120 dias não sejam realizadas pescas nos açudes para que os peixes se desenvolvam.

Contamos com a sua compreensão!

#PrefeituradeTianguá #CapitaldaSerradaIbiapaba #Peixamento #Peixes

#Agricultura 03/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Atenção, pecuaristas!

A Prefeitura de Tianguá, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, possui em seu corpo técnico um médico veterinário para atender as demandas dos pecuaristas de nossa cidade.

O médico veterinário auxilia os pecuaristas na criação de diversas espécies de animais de produção, orienta sobre todos os cuidados médicos e sanitários para garantir uma maior produção e atua na prevenção de doenças infectocontagiosas.

Entre em contato através do WhatsApp: (88) 9.9311.9828 e solicite o acompanhamento do médico veterinário.

#PrefeituradeTianguá #CapitaldaSerradaIbiapaba #MédicoVeterinário #Pecuaristas

#Agricultura 17/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 17 DE OUTUBRO - DIA DO AGRICULTOR

Hoje é o Dia da Agricultura, dia de celebrarmos a atividade de cultivar, cuidar do sustento de muitas famílias e gerar crescimento ao país.

O trabalho dos agricultores transforma o potencial agrícola do Brasil em segurança alimentar para todo o mundo.

A Prefeitura de Tianguá parabeniza todos aqueles que se dedicam à agricultura todos os dias.

#PrefeituradeTianguá #DiadaAgricultura

#Agricultura 13/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Chegou a hora de devolver as embalagens vazias de agrotóxicos!

Chegou a hora de devolver as embalagens vazias de agrotóxicos!

Na próxima quinta-feira, dia 15 de setembro, a Prefeitura de Tianguá, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, vai realizar a Coleta Itinerante de Embalagens de Agrotóxicos.

A coleta acontecerá das 8h às 11h30, no Assentamento Valparaíso.

Se você tem embalagens vazias de agrotóxicos, leve para a coleta e ajude o meio ambiente!

#PrefeituradeTianguá #AquiTemTrabalho #Agricultura #Coleta

#Agricultura 26/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Programa Peixamento para repovoamento e incentivo da atividade de piscicultura no município.

A Prefeitura Municipal de Tianguá, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável - SEAGRI, executou o Programa Peixamento para repovoamento e incentivo da atividade de piscicultura no município.

No dia 19 de agosto, foram entregues 40 mil alevinos de peixes das espécies: carpa-capim, tilápia-do-nilo e tambaqui nos reservatórios públicos de Aroeira, Carnaubinha, Santo Izídio e Lagoa de Uberaba.

A inciativa tem o objetivo de incentivar a produção e atividade pesqueira, garantir segurança alimentar e renda dentro dos lares e consequentemente movimentar a economia da região e melhorar a vida do produtor rural, fortalecendo sua renda de uma maneira mais acessível e diversificada.

#PrefeituradeTianguá #AquiTemTrabalho #SEAGRI

#Agricultura 04/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PREFEITURA DE TIANGUÁ INFORMA: O curso de Pães e Bolos com as famílias referenciadas pelo CRAS na comunidade de Pindogua

A Prefeitura de Tianguá, por meio da Secretaria de Agricultura e do CRAS Santo Antônio, em parceria com o SENAR, realizou do dia 19 a 22 de julho, o curso de Pães e Bolos com as famílias referenciadas pelo CRAS na comunidade de Pindoguaba.

O curso teve como objetivo promover o empreendedorismo, capacitando e gerando oportunidade de emprego e renda para a população, bem como a chance de abrir novos caminhos aos que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

É a Prefeitura trabalhando para levar mais oportunidade para aqueles que mais precisam.

#PrefeituradeTianguá #Oportunidade #CursodeBolosePães

#Agricultura 11/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Reunião no assentamento Valparaiso, com agricultores e agriculturas da COPEVAL.

Na última quarta-feira (10/11), a Prefeitura de Tianguá, através da Secretaria de Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, esteve em reunião no assentamento Valparaiso, com agricultores e agriculturas da COPEVAL.

Na ocasião, contamos com a presença dos técnicos do Projeto São José IV, projeto de política pública de grande importância para o assentamento e para o município, que atravéz da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA), visa realizar investimentos e apoio a Agricultura Famíliar de forma sustentável e inovadora, aumentando assim as atividades produtivas locais.

#PrefeituraDeTianguá

#AgriculturaFamiliar

#ProjetoSãoJoséIV

#Agricultura 08/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Programa Saberes e Sabores da Agricultura Familiar e Secretaria de Meio Ambiente e Turismo

A Prefeitura de Tianguá, através da Secretaria de Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, por meio do Programa Saberes e Sabores da Agricultura Familiar e Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, em parceria com BNB e com a EMATERCE, estiveram reunidos no Distrito de Acarape para apresentar os programas de incentivo ao crédito rural, renovação de DAP e inscrições para curso de avicultura, com o intuito de fortalecer o desenvolvimento do turismo rural da região com a Rota Caminhos do Acarape.

Por ser uma regiao rica em belezas naturais e com agricultura desenvolvida , estamos trabalhando no intuito de insentivar e capacitar as mulheres do campo para comercializar seus artesanatos, comidas típicas e mudas de plantas.

#PrefeituraDeTianguá

#AquiTemTrabalho

#Agricultura #Acarape

#Agricultura 21/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Inscrições para o Programa Garantia Safra estão abertas.

A Prefeitura de Tianguá, através da Secretaria de Agricultura, comunica aos agricultores tianguaenses que as inscrições para o Programa Garantia Safra estão abertas.

Documentos necessários para realizar a inscrição:

• Copia de CPF e RG (do casal);

• Copia da certidão de casamento civil;

• Copia do comprovante de residência atual (água ou energia);

• CNIS do casal (solicitar ao INSS);

• Cópia do documento da terra (escritura pública ou ITR, ou declaração de posse);

• Cópia do CPF e RG do proprietário da terra ou do responsável da terra;

• Carta de anuência assinada, caso o agricultor não seja o proprietário da terra.

Confira o cronograma a seguir e verifique o dia de sua inscrição.

# #PrefeituradeTianguá #ProgramaGarantiaSafra #Agricultura

#Agricultura 13/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Atenção, agricultores do Assentamento Valparaíso!

A Prefeitura de Tianguá, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a ACACE, informa que realizará uma coleta de embalagens de agrotóxicos vazias.

Esta coleta será realizada na próxima terça-feira (14/09), das 08h às 11h30. Faça sua parte, ajude-nos a preservar o meio ambiente!

Compareça de máscara, respeite o distanciamento, realize a higienização das mãos e, se possível, compareça em seu veículo.

#PrefeituradeTianguá #Agrotóxicos #PreserveoMeioAmbiente

#Agricultura 13/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 13 DE SETEMBRO - DIA MUNDIAL DO AGRÔNOMO

Do cultivo do solo, do cuidado com o meio ambiente à agropecuária. Hoje é uma data importante para homenagearmos aqueles que contribuem para a qualidade dos alimentos que consumimos, para a produção sustentável e que semeiam o desenvolvimento da agricultura no nosso país.

Parabenizamos todos os profissionais da Agronomia pelo compromisso e amor à terra.

#PrefeituradeTianguá #DiadoAgrônomo

#Agricultura 09/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Informamos que no escritório de atendimento à comunidade - EAC serão ofertados novos serviços à população

A Prefeitura de Tianguá, através da Secretaria de Agricultura, pecuária e desenvolvimento sustentável, dedica-se diariamente para que nossa população tenha acesso à qualidade de vida e bem-estar.

Desta forma, informamos que no escritório de atendimento à comunidade - EAC serão ofertados novos serviços à população, sendo eles:

Pré-cadastro de novas propriedades e Unidades Produtoras;

Emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) interestadual para as diversas espécies e finalidades;

Emissão de Ficha Sanitária;

Recebimento das declarações de vacinação contra febre aftosa e contra a brucelose;

Recebimento de notificação de doenças obrigatórias;

Emissão da Guia de Trânsito Interno de Vegetais (GTIV) para a cultura da banana.

Para a solicitação de um de nossos serviços compareça em nosso escritório, estamos localizados na Av. Moisés Moita 785, Planalto, no Centro Administrativo de Tianguá.

Nossos atendimentos são de segunda a sexta, de 8h às 12h e 13h30 às 17h30.

# #PrefeituradeTIanguá #AquiTemTrabalho #AquiTemProgresso #EscritóriodeAtendimentoàComunidade

#Agricultura 06/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Visitas técnicas em propriedades de suinocultura, localizadas no Sítio Bom Jesus, São João e Sítio Cipó.

A prefeitura Municipal de Tianguá , através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável vem através dos técnicos do Programa Melhor Pecuária realizando visitas técnicas em propriedades de suinocultura, localizadas no Sítio Bom Jesus, São João e Sítio Cipó.

As visitas tem como objetivo orientar os produtores no manejo sanitário e nutricional, bem como incentivar eles para que se organizem, a fim de obter um maior poder de comercialização, com a melhoria da qualidade do plantel de animais, fornecimento de alimentação balanceada, visando minimizar os custos de produção sem perder qualidade no produto final ao qual ele objetiva.

Um dos objetivos do Programa é desenvolver uma cadeia da suinocultura forte em Tianguá, prestando assessoria com profissionais especializados, promover a conscientização junto a população local que a carne suína é uma grande alternativa saudável de alimentação. A carne é saudável, desde que seja de animal criado em criatórios com boa estrutura física, respeitando o bem estar animal e o meio ambiente e que tenha, acima de tudo, muita higiene.

#PrefeituraDeTianguá

#AquiTemTrabalho

#Agricultura

#Agricultura 30/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Curso de bolos, através do Projeto Saberes e Sabores da Agricultura Familiar, no Distrito de Acarape.

A Prefeitura de Tianguá, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável e em parceria com SENAR/CE realizaram na última sexta-feira (27/08) o curso de bolos, através do Projeto Saberes e Sabores da Agricultura Familiar, no Distrito de Acarape.

O curso tem como objetivo capacitar, incentivar o empreendedorismo rural, para gerar renda extra na zona rural.

#PrefeituradeTianguá #AgriculturaFamiliar #ProjetoSabereseSaboresdaAgriculturaFamiliar

#Agricultura 30/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Lançamento do Escritório de Atendimento a Comunidade (EAC).

Na última quinta-feira (26/08), estiveram presentes no auditório da Prefeitura de Tianguá os técnicos da Secretaria de Agricultura juntamente com técnicos da Ematerce, Fiscais Agropecuários da ADAGRI, produtores locais de banana e algumas lideranças de comunidades, participando do Lançamento do Escritório de Atendimento a Comunidade (EAC).

No lançamento, foi abordado pelas fiscais da área vegetal da ADAGRI informações sobre a Portaria 02/2021 da ADAGRI, que dispõe sobre a inserção da cultura da banana, no controle de trânsito interno de vegetais. Com a medida, a obrigação da Guia de Trânsito Interna Vegetal (GTIV) para a cultura da banana tem o objetivo de melhorar a rastreabilidade do produto, a partir da identificação da origem, destino e meio de transporte utilizado na comercialização. Os produtores de banana serão cadastrados, possibilitando assim um planejamento estratégico para realizar as inspeções fitossanitárias para as doenças que acometem a banana.

Com a instalação do EAC, a população de Tianguá se beneficiará dos serviços prestados pela ADAGRI no seu próprio município, como Emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) e Ficha Sanitária; o recebimento/lançamento das declarações de vacinação contra Febre Aftosa, entre outros serviços.

O novo escritório funcionará no prédio da Prefeitura Municipal, na sala da Secretaria de Agricultura, localizado na Avenida Moisés Moita, 785, Planalto.

#PrefeituradeTianguá #ADAGRI #Agricultura

#Agricultura 25/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Assinatura do termo de cooperação técnica do Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade PAA Leite.

Na última quinta-feira (19/08), a Prefeitura de Tianguá, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, por intermédio do Ministério da Cidadania e da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará, assinou o termo de cooperação técnica do Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade PAA Leite.

É a primeira vez que o município de Tianguá está sendo contemplado com essa modalidade.

O programa tem como objetivo a distribuição de leite de qualidade para oferecer mais qualidade de vida e saúde às pessoas que se encontram em situação de insegurança alimentar e nutricional.

#PrefeituradeTianguá #PAA #PAALeite

#Agricultura 20/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, realizou visitas técnicas a produtores.

A Prefeitura Municipal de Tianguá através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, realizou visitas técnicas a produtores da nossa cidade com o objetivo de acompanhar e oferecer o melhor suporte técnico para os produtores, visando sempre a produção sustentável.

Informamos ainda que a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável tem à disposição dos produtores os seguintes profissionais: Médico Veterinário, Zootecnista, Agronomo, Tec. Agricula e Tec. em Irrigação.

Para solicitar o agendamento o produtor deverá comparecer a secretaria para agendar a visita técnica de segunda a sexta-feira das 8h as 17:30.

#PrefeituradeTianguá

#AquiTemTrabalho

#Agricultura

#Agricultura 13/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Rota dos Mirantes da Ibiapaba, para a criação do Comitê de Gerenciamento Municipal do Desenvolvimento Territorial.

Na manhã desta quinta-feira (12/08), a Prefeitura de Tianguá, através da Secretária de Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, participou junto com o Sebrae, CDL, Ematerce, BNB, Secretaria de Turismo, Secretaria de Agricultura e representante da Rota dos Mirantes da Ibiapaba, para a criação do Comitê de Gerenciamento Municipal do Desenvolvimento Territorial - PRODETER.

O encontro foi um momento ímpar para a cidade, pois através dessa parceria muitas benevolências virão.

Na pauta foram debatidas ações para o desenvolvimento econômico, assim como qualificação para os estabelecimentos comerciais locais, como também a infraestrutura que recebe os pontos turísticos de Tianguá.

Ficou deliberado a prospecção de agentes de desenvolvimento que irão receber apoio econômico e capacitação dentro de suas necessidades para fomentar a economia local.

#PrefeituraDeTianguá

#AquiTemTrabalho

#Agricultura 12/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Governo do Estado do Ceará através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, lança o projeto São José Jovem.

A Prefeitura de Tianguá, atravéz da Secretaria de Agricultura, pecuária e Desenvolvimento Sustentável , comunica que o Governo do Estado do Ceará através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, lança o projeto São José Jovem.

O projeto vai beneficiar jovens de 18 a 29 anos e tem como objetivo promover a autonomia socioeconômica das Juventudes Rurais de base familiar com o apoio ao desenvolvimento de empreendimentos econômicos agrícolas e não-agrícolas.

Os jovens selecionados receberão financiamento com recursos não-reembolsáveis para o desenvolvimento de projetos nos seguintes âmbitos: melhoria da qualidade da produção, produto ou serviço; aquisição de equipamentos e tecnologias para melhoria e racionalização do uso da energia; e adequações nas unidades simplificadas de beneficiamento, processamento e/ou estocagem.

Procure a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável de Tianguá para maiores informações ou

Acesse o site www.sda.ce.gov.br/ e confira o edital.

#PrefeituradeTianguá #ProjetoSãoJoséJovem

#Agricultura 04/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Informamos que médico veterinário, agrônomo, zootecnista e técnicos agrícola, tecnólogo em irrigação...

A Prefeitura Municipal de Tianguá por meios da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, realizou visitas técnicas a produtores da nossa cidade com o objetivo de acompanhar, oferencendo o melhor suporte técnico para os produtores com orientações de manejo, nutrição visando sempre melhorar a produtividade e agregar valor em seus produtos tendo um menor custo de produção. Promovendo também melhoria na geração de emprego e renda no município.

Informamos que médico veterinário, agrônomo, zootecnista e técnicos agrícola, tecnólogo em irrigação estão à disposição dos agricultores da nossa cidade.

Para solicitar o atendimento, o agricultor deverá comparecer na Secretaria de Agricultura e fazer o agendamento de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Para evitar a proliferação da Covid-19, esteja equipado de máscara, respeite o distanciamento e realize a higienização das mãos.

Prefeitura de Tianguá. Aqui tem Trabalho.

#PrefeituradeTianguá #AquiTemTrabalho #Agricultores

#Agricultura 02/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Projeto Saberes e Sabores da Agricultura Familiar, nos dias 27 a 30 de julho, na Comunidade de São José da Serra.

A Prefeitura de Tianguá, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com o SENAR, realizou o lançamento do Projeto Saberes e Sabores da Agricultura Familiar, nos dias 27 a 30 de julho, na Comunidade de São José da Serra.

O projeto tem como objetivo oferecer cursos e capacitações para geração de renda extra na zona rural.

Na ocasião, foi ofertado um curso de pães para as mulheres da agricultura familiar, ministrado pela Professora Ana Isabel instrutora do SENAR.

#PrefeituradeTianguá #AgriculturaFamiliar #ProjetoSabereseSaboresdaAgriculturaFamiliar

#Agricultura 29/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Projeto Saberes e Sabores da Agricultura Familiar, nos dias 29 e 30 de julho.

A Prefeitura de Tianguá, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Agrário, em parceria com o SENAR, lançará o Projeto Saberes e Sabores da Agricultura Familiar, nos dias 29 e 30 de julho, na Comunidade de São José da Serra.

O projeto tem como objetivo oferecer cursos e capacitações para geração de renda extra na zona rural.

Na ocasião, haverá um curso de pães para as mulheres da agricultura familiar. O curso será ministrado pela Professora Ana Isabel instrutora do SENAR.

#PrefeituradeTianguá #AgriculturaFamiliar #ProjetoSabereseSaboresdaAgriculturaFamiliar Ver menos

#Agricultura 28/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 28 de Julho - Dia do Agricultor

Falar do Agricultor é falar de pessoas responsáveis por um dos bens mais importantes: o nosso alimento. Reconhecimento e gratidão é o que devemos ter a esses trabalhadores que movem Tianguá e o Brasil. Parabéns a todos! ????

.

#DiadoAgricultor #PrefeituradeTianguá #AquiTemTrabalho #Agricultura #Tianguá #CapitaldaIbiapaba #serradaibiapaba

#Agricultura 23/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Visitas técnicas aos agricultores familiares participantes do Programa de Aquisição de Alimento

A Prefeitura Municipal de Tianguá, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, está realizando as visitas técnicas aos agricultores familiares participantes do Programa de Aquisição de Alimentos, modalidade Compra com Doação Simultânea (PAA-CDS), O objetivo destas visitas técnicas é acompanhar os agricultores familiares diretamente na sua produção, orientando-os nos processos de cultivo e manejo da terra e das culturas produzidas, visando aumentar a produtividade agrícola, agregando valor aos seus produtos, promovendo assim, melhorias na geração de renda para o município além de aproximar os agricultores participantes das políticas públicas desenvolvidas no município de Tianguá.

Informamos que médico veterinário, agrônomo, zootecnista e técnicos agrícola, tecnólogo em irrigação estão à disposição dos agricultores da nossa cidade.

Para solicitar o atendimento, o agricultor deverá comparecer na Secretaria de Agricultura e fazer o agendamento de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Para evitar a proliferação da Covid-19, esteja equipado de máscara, respeite o distanciamento e realize a higienização das mãos.

Prefeitura de Tianguá. Aqui tem Trabalho.

#PrefeituradeTianguá #AquiTemTrabalho #Agricultores #Asistência

#Agricultura 14/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Conclusão do Edital 001, portaria 396, do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA.

A Prefeitura de Tianguá, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, realizou nesta quarta-feira (14/07), a conclusão do Edital 001, portaria 396, do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA.

O programa tem como finalidade incentivar a agricultura familiar, promovendo a sua inclusão econômica e social, com fomento à produção com sustentabilidade, e ao mesmo tempo promove acesso à alimentação de qualidade para pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

.

Em parceria com o Ministério da Cidadania, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, a Prefeitura de Tianguá, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, beneficiou tanto agricultores como as entidades que recebem os kits montados com os alimentos vindo diretamente do campo, totalizando 250 famílias tianguaenses.

.

Prefeitura de Tianguá. Aqui tem Trabalho.

Mais imagens: https://www.facebook.com/prefeituradetiangua/photos/pcb.605978034122249/605977884122264/

#Agricultura 06/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Visitas técnicas nas comunidades Limão, Cipó, Pedro Paulo, São José, São Nonato, Pindoguaba, Teteus, Araticum e outros.

A Prefeitura de Tianguá, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, realizou no mês de junho visitas técnicas nas comunidades Limão, Cipó, Pedro Paulo, São José, São Nonato, Pindoguaba, Teteus, Araticum e Nossa Senhora de Lurdes.

Os agricultores das localidades citadas receberam assistência técnica de profissionais das áreas agrarias, com o objetivo de fortalecer cada vez mais a agricultura local, gerando renda para a população.

Se você é agricultor ou agricultora e ainda não recebeu a visita técnica dos nossos profissionais, procure a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável.

Mais fotos: https://www.facebook.com/prefeituradetiangua/photos/pcb.600279358025450/600278768025509/

#PrefeituradeTianguá #Agricultura #VisitaTécnica

#Agricultura 28/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL A Secretaria de Agricultura, realizou doação de 1.255 doses de vacinas contre febre aftosa e outras.

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, realizou nos meses de maio e junho a doação de 1.255 doses de vacinas contra a febre aftosa e contra a raiva dos herbívoros, como forma de contribuir com os produtores na imunização dos bovinos e/ou bubalinos do município no âmbito da I Etapa da Campanha de vacinação contra febre aftosa 2021.

Com essa ação foram beneficiados um total de 78 produtores das diversas regiões do município. Os mesmos receberam assistência técnica veterinária da equipe da secretaria no manejo da vacinação do rebanho e demais orientações em relação ao programa Melhor Pecuária.

O período para a comprovação da vacinação do rebanho se encerra no próximo dia 19 de julho.

Vacine todo o rebanho e compareça ao escritório Local da ADAGRI para fazer a comprovação da vacinação, levando a nota fiscal de compra da vacina e documentação pessoal.

#AquiTemTrabalho

#Agricultura

#FebreAftosa

#Raivadosherbivoros

#MelhorPecuaria

#Desenvolvimentosustentavel

#Agricultura 24/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PREFEITURA DE TIANGUÁ INFORMA: No último dia 22/06 o recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos.

A Prefeitura de Tianguá, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária (ADAGRI) e a Associação do Comércio Agropecuário do Ceará (ACACE), realizou no último dia 22/06 o recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos (RIs).

A ação foi desenvolvida na localidade do Sítio Cajuaçu, região do Cinturão Verde, e teve o objetivo de contribuir com os agricultores para que os mesmos cumpram com suas responsabilidades no Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo no campo).

Para realizar a entrega, o agricultor precisa seguir as seguintes orientações: lavar a embalagem conforme as orientações do fabricante, inutilizar o recipiente, separar as tampas e colocar os itens em seus devidos sacos de armazenamento para a correta devolução.

A próxima ação de recebimento itinerante de embalagens vazias acontecerá em setembro, no município de Tianguá.

#PrefeituradeTianguá #Reciclagem #Embalagens

#Agricultura 09/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Projeto Peixamento, 25 mil alevinos entre Curimatãs e Tilápias do Nilo, em três reservatórios públicos de Tianguá.

A prefeitura municipal de Tianguá, através da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário(SDA-CE) e a Coordenação de Desenvolvimento da Pesca e Agricultura Familiar(COPEA). Distribuíram na ultima semana, através do Projeto Peixamento, 25 mil alevinos entre Curimatãs e Tilápias do Nilo, em três reservatórios públicos de Tianguá.

Os reservatórios na qual receberam os peixes, foram: Tabainha I, Tabainha II e lagoa do padre, beneficiando as comunidades onde estes reservatórios estão instalados e promovendo a valorização do pescador artesanal como forma de inclusão social e econômica, além de incentivar a pesca na região.

#Agricultura 01/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 30 FAMÍLIAS DA ZONA RURAL SERÃO ACOMPANHADAS PELO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E GERENCIAL DO SENAR

A Prefeitura de Tianguá, através da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR/CE, está beneficiando 30 famílias das seguintes localidades: P.A Nova Esperança, P.A Santa Madalena, P.A São José dos Coelhos, Pindoguaba e Sitio Prensa, com o programa de Assistência Técnica e Gerencial do SENAR - ATEG.

.

Essas famílias serão acompanhadas por uma assistência técnica continuada durante um período de 02 anos na atividade produtiva da Avicultura, com foco na implantação de um modelo de operação e gestão das propriedades rurais.

.

Outro objetivo é inserir essa produção nos programas de compra institucional da agricultura familiar como o Programa de Aquisição de Alimentos Compra com Doação Simultânea (PAA -CDS) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

#Agricultura 13/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 13 DE MAIO, DIA DO ZOOTECNISTA O profissional responsável pela produção, nutrição e bem estar do seu animal, Parabéns Zootecnista.
#Agricultura 25/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PROGRAMA DE MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA Para fortalecer cada vez mais a produção agrícola, a Prefeitura de Tianguá, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, está trabalhando no preparo do solo de diversas localidades para que nossos agricultores tenham condições melhores de plantio para o alcance da produtividade desejada.

O Programa de Mecanização Agrícola tem como objetivo mobilizar os tratores agrícolas para arar a terra, preparando assim o solo para o plantio, incentivando a produção agrícola e mantendo o homem do campo na atividade rural.

A mecanização agrícola com base no desenvolvimento da agricultura familiar é uma das prioridades para a Prefeitura de Tianguá.

#Agricultura #Agricultor #Tiangua #PrefeituraDeTiangua #MinhaCidadeMinhaVida
#Agricultura 16/02/2019 GABINETE DO PREFEITO MINISTRA DA AGRICULTURA VISITA TIANGUÁ O Prefeito de Tianguá, Dr. Jaydson Aguiar, recepcionou a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, que visitou a nossa cidade ontem (15/02). A vinda da Ministra é fruto da articulação do Deputado Federal Roberto Pessoa.

A Ministra fez uma visita técnica a Granja Emape, produtora de aves e de 500 mil ovos por dia. A unidade conta com distribuição automática de ração e coleta por esteira de ovos e resíduos. O sistema faz também a transferência dos ovos até o entreposto, onde são classificados e embalados automaticamente.

Tereza Cristina explica que o objetivo da viagem é "verificar onde é preciso apoio". "Onde há casos de sucesso, o que é que nós podemos implementar mais, quais os gargalos, enfim, onde é que a gente precisar trabalhar para que as políticas públicas cheguem principalmente ao pequeno produtor.".

Para o Prefeito de Tianguá, Dr. Jaydson Aguiar, a visita foi importante para que a Ministra pudesse ver in loco o que se pode fazer pela nossa região da Serra da Ibiapaba, que é tão importante para o Brasil.

Confira a cobertura de fotos completa em nossa página no Facebook: www.facebook.com/prefeituradetiangua. Siga-nos no Instagram: @prefeituradetiangua.

Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da Prefeitura de Tianguá/CE
(88) 3671-2888
#Agricultura 27/01/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL SEMENTES DO HORA DE PLANTAR CHEGAM AO ROÇADO DE TIANGUÁ Com o apoio da Prefeitura de Tianguá, através da Secretaria Municipal da Agricultura, as sementes e mudas do programa Hora de Plantar já estão chegando às mãos do homem e da mulher do campo da nossa cidade.

Confira fotos das entregas realizadas na manhã de hoje (24/01) na Ematerce. O programa estadual faz a distribuição das sementes com o apoio da Prefeitura de Tianguá, Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Tianguá (STTR) e da Ematerce.

A Secretária Municipal da Agricultura, Francisquinha, explica que desde o dia 22 de janeiro até o dia 25 de janeiro as sementes chegam ao roçado de 757 agricultores familiares de Tianguá. Diante das primeiras chuvas do ano, a umidade do solo está ficando ideal para que os agricultores do nosso município possam iniciar o plantio.

Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da Prefeitura de Tianguá/CE

(88) 9 9611-9639

(88) 9 9613-4411
www.tiangua.ce.gov.br
Emitido dia 23/04/2024 às 16:17:14