Na última quinta-feira (26/08), estiveram presentes no auditório da Prefeitura de Tianguá os técnicos da Secretaria de Agricultura juntamente com técnicos da Ematerce, Fiscais Agropecuários da ADAGRI, produtores locais de banana e algumas lideranças de comunidades, participando do Lançamento do Escritório de Atendimento a Comunidade (EAC).
No lançamento, foi abordado pelas fiscais da área vegetal da ADAGRI informações sobre a Portaria 02/2021 da ADAGRI, que dispõe sobre a inserção da cultura da banana, no controle de trânsito interno de vegetais. Com a medida, a obrigação da Guia de Trânsito Interna Vegetal (GTIV) para a cultura da banana tem o objetivo de melhorar a rastreabilidade do produto, a partir da identificação da origem, destino e meio de transporte utilizado na comercialização. Os produtores de banana serão cadastrados, possibilitando assim um planejamento estratégico para realizar as inspeções fitossanitárias para as doenças que acometem a banana.
Com a instalação do EAC, a população de Tianguá se beneficiará dos serviços prestados pela ADAGRI no seu próprio município, como Emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) e Ficha Sanitária; o recebimento/lançamento das declarações de vacinação contra Febre Aftosa, entre outros serviços.
O novo escritório funcionará no prédio da Prefeitura Municipal, na sala da Secretaria de Agricultura, localizado na Avenida Moisés Moita, 785, Planalto.
#PrefeituradeTianguá #ADAGRI #Agricultura